Estudos prévios identificaram desafios inerentes aos transmissores de nível por borbulhamento, como a sensibilidade a variações nas propriedades do fluido e a necessidade de manutenção para evitar obstruções. A pesquisa desenvolvida investigou soluções para mitigar esses problemas, explorando novos materiais para o tubo de borbulhamento, métodos aprimorados de controle do fluxo de gás e técnicas de filtragem de dados para reduzir ruídos e falsas leituras. Esses avanços são essenciais para o desenvolvimento de transmissores mais robustos e com maior vida útil.
O desenvolvimento da concepção e a forma construtiva foram resultados de vivencias de problemas de campo e solicitações de usuários. A tecnologia de medição de nível por borbulhamento é a única solução viável e aplicável em ambientes agressivos.
No desenvolvimento de um transmissor de nível por borbulhamento a empresa encontrou a necessidade do desenvolvimento de um módulo de válvulas, uma vez que nenhum modelo existente no mercado conseguiu suprir os requisitos do projeto, assim como se encontrou a necessidade do desenvolvimento de diversos dispositivos para testes do sistema, para encontrar por exemplo vazões otimizadas e o tempo de resposta do sistema em diversos cenários. Na maior parte das áreas abordadas no projeto poucos, ou em alguns casos nenhum, estudos já realizados foram localizados para basear o desenvolvimento do projeto.
LINK DO PROJETO NA BIBLIOTECA VIRTUAL DA FAPESP: https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/106182/modulo-de-valvulas-para-transmissor-de-nivel-por-borbulhamento/
Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=u4RmEwraihU