FASES DO PROCESSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

“O essencial é fazer certo desde a primeira vez”

Por: Geraldo Gullo, Junho/2013

RESUMO:

Fases do PDP (processo para desenvolvimento de produto).

O objetivo desta apresentação é passar de uma forma simplificada o modelo das práticas adotadas pela AtriaTec em seu Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Embora o enfoque aqui é mais do projeto de engenharia (design thinking) também destaco a suma importância das áreas do marketing e produção, que estão continuamente envolvidos em todas as fases do PDP.

Outro ponto importante desse modelo é que por se tratar de um modelo genérico, ele pode facilmente ser adaptado à realidade de diferentes empresas e projetos.

É essencial fazer certo a primeira vez, seguindo as fases de desenvolvimento de produto para que consiga atender às necessidades do mercado e gerar lucro.

O objetivo dessa modelagem é de compreender como ocorre todo o ciclo do PDP, desde o surgimento de uma ideia ou necessidade, até a comercialização.

O investimento no PDP (processo de desenvolvimento de produto) é cerca de 70% a 90% do custo e do tempo final para introduzir um produto novo no mercado.

FASE 1 – Ideação 
É a concepção, a exposição e o reconhecimento da ideia que define uma necessidade e que resolve um problema, ainda que a ideia seja um pouco abstrata.

FASE 2 – Entendimento da necessidade do produto

Coletar informações pertinentes à necessidade da ideia imaginada para resolução de um problema, que busquem esclarecer: utilidade da ideia, os atributos de destaque do produto (Highlights), similaridade com soluções já existentes, o valor estimado, tamanho do mercado (Market size), e segmento específico ou áreas à qual o produto pertence (ex: agrícola, médica, entretenimento, industrial, alimentos, etc.).

FASE 3 – Pesquisas e Estudos Preliminares

Esta fase, também chamada de prova de conceito, é um Pré-desenvolvimento, na qual se procura obter todo o conhecimento das características e requisitos do produto que se pretende desenvolver. Nesta fase são realizadas atividades tais como: Planejamento (Cliente-Fornecedor, PERT-CPM); Delineamento de um anteprojeto no aspecto geral (funcional, dimensional, construtivo, etc.); Análise do estado da técnica; Levantamento de normas e padrões de implementação aplicáveis; Estudos técnicos; Construção de protótipos parciais e ou totais; Prova de conceito (teste Alfa, ou teste Alfa e Beta); Estimativa de valor de investimento; Análise de patenteabilidade; dentre outras, e, por fim, a Definição dos Requisitos gerais de entrada do projeto (com spec by spec).

FASE 4 – Projeto do produto detalhado

É o desenvolvimento detalhado, propriamente dito, de toda a documentação do projeto do produto para a industrialização. São atividades desta fase: Projeto Arquitetural; Planejamento PERT-CPM; Estudos técnicos; Desenhos de conjunto; Desenhos Detalhes de Fábrica; LMC; Recomendação de procedimentos de fábrica; Contatos com fornecedores (coletânea); Dispositivos especiais; Recomendação para produção de lote inicial; Testes de Validação, Homologação, Certificação.

FASE 5 – Industrialização (Pós desenvolvimento)

Esta fase coincide com o início da introdução do produto no mercado e as atividades são relacionadas ao planejamento e controle da produção (PCP), tais como: Desenvolvimento e qualificação de fornecedores; Desenvolvimento de dispositivos de fábrica; Procedimentos de fabricação e controle de qualidade; Fluxograma de fabricação e Lead Time, etc.

Fase 6 – Comercialização

Nesta fase as atividades por parte de P&D são relativas: à manutenção e melhorias do projeto do produto, visando adequação à necessidade do mercado; e às melhorias de processos de produção, visando redução de custo e melhoria de qualidade.

 

Glossario:

PERT-Program Evaluation Review Technique, CPM-Critical Path Method, LMC-Lista de Material e Custo, P&D -Pesquisa e Desenvolvimento, PCP-Planejamento e Controle de Produção, Alfa -teste de laboratório, Beta- teste de campo, Lead Time- Tempo necessário para fabricação de um produto, Highlights-atributo de destaque do produto, Spec by Spec- Estudo comparativo de características com possíveis Produtos concorrentes

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